quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Anvisa interdita lote do medicamento nimesulida

Malu Silveira



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou um lote do medicamento nimesulida produzido pela empresa farmacêutica Brainfarma. A substância – que combate a inflamação, a dor e a febre – foi suspensa após ser reprovada em dois testes: teor de princípio ativo e teste de gotejamento. As análises foram feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A suspensão aconteceu nessa segunda-feira (14)

O teor de princípio ativo avalia se a quantidade de medicamento e sua concentração estão corretas. Se o teor for maior ou menor que o indicado na embalagem, o tratamento do paciente pode acabar sendo afetado. Já o teste de gotejamento mede a quantidade de gotas que devem ser utilizadas para atingir a dose que o médico recomentou. Quando isto não está correto o paciente pode acabar tomando um pouco mais ou um pouco menos que a quantidade recomendada, o que também pode afetar a qualidade do tratamento.

A interdição atinge o lote B16k 1609 da Nimesulida (nimsesulida), suspensão oral, 50mg/ml. A medida cautelar preventiva tem validade de 90 dias para que seja feita uma contraprova para confirmar ou descartar o resultado. Durante o período da interdição, o lote em questão não deve ser comercializado ou utilizado. Outros lotes da nimesulida deste laboratório ou de outros

Nenhum comentário: