quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Estado vai assumir Gestão de Hospital em Caruaru

Governo do Estado vai assumir o São Sebastião


O governo do Estado anunciou que vai assumir a gestão do Hospital São Sebastião, localizado em Caruaru. Em nota, Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que está dialogando com a secretaria de saúde do município sobre a gestão desde 2012 e, só agora, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, anunciou que não arcará com as despesas da unidade.
 
“Diante do atual posicionamento de desistência da Prefeitura, a Secretaria Estadual de Saúde, de antemão, já informa que vai assumir a unidade, garantindo a ampliação da assistência à população do Agreste pernambucano. No entanto, é importante ressaltar que a municipalização do Hospital São Sebastião, se deu nos fóruns próprios de pactuação do SUS, envolvendo outros entes municipais da Região, Governo Estadual e o Ministério da Saúde (MS). Por causa disso, desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Caruaru recebe diretamente do MS cerca de R$ 434 mil, por mês, para o custeio específico de 56 leitos do Hospital São Sebastião, que estão dentro da rede regional de urgência e emergência. Portanto, para que o Governo do Estado assuma efetivamente a unidade será necessária uma nova pactuação nestas mesmas esferas do SUS”, informou a SES por nota.
 
Atualmente, as obras do Hospital São Sebastião estão com cerca de 99% dos serviço concluídos e a SES já iniciou as licitações para a equipagem de toda a unidade. O hospital funcionará como retaguarda da rede de urgência e emergência da Região, que corresponde aos hospitais Regional do Agreste e Mestre Vitalino, além da UPA de Caruaru. A secretaria informou ainda que os caruaruenses representam cerca de 80% dos atendimentos na UPA Estadual.
 
De acordo com o governo do Estado, Caruaru tem recebido investimentos na área de saúde nos unimos anos, reduzindo o deslocamento de moradores do interior ao Recife em busca de consultas com médicos especialistas. “O município de Caruaru, polo e referência em Saúde para as outras cidades da Região, já ganhou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), inaugurada em 2010, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), em 2013, e o Hospital Mestre Vitalino, a maior e mais moderna unidade de saúde do Interior, inaugurado em 2014. Além do Hospital São Sebastião, a SES também está construindo, na cidade, o Hospital da Mulher do Agreste, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2018”, diz o Estado.

Nenhum comentário: