segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Governo mantém horário de verão



O horário de verão terá início no dia 15 de outubro e a população das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar os relógios em uma hora


Rádio Jornal 
Com informações do UOL Notícias

Reprodução/Rádio Jornal

Após impasse sobre fim do horário de verão, nesta segunda-feira (25), o Ministério de Minas e Energia decidiu mantê-lo em 2017. As regiões Norte e Nordeste, no entanto, não precisarão adiantar os relógios em uma hora. A mudança nos ponteiros afetará as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir do dia 15 de outubro.

A ideia de acabar com o horário do verão neste ano no Brasil surgiu após estudos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) indicarem que a mudança não seria mais eficaz no ponto de vista econômico, diferentemente dos anos anteriores.

Eles mostram que o consumo de eletricidade pela população está sendo mais influenciado pela luminosidade e temperatura do que pelo horário. Os relatórios foram levados à Casa Civil e discutidos internamente no Palácio do Planalto junto ao ministério.

Futuro incerto do horário de verão

Embora já tivesse sido praticado desde 1931 pelo governo de Getúlio Vargas, o horário de verão passou a ser permanente a partir de 2008. A medida começa em 15 de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro, a não ser se este antecipar o Carnaval. Desta forma, o horário de verão 2017/2018 acabará em 19 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

O horário do verão está confirmado para 2017. O martelo ainda não foi batido em relação ao ano de 2018.

Nenhum comentário: