quarta-feira, 18 de abril de 2018

Deputada pede ao Governo do Estado que libere o que deve aos municípios


por Inaldo Sampaio

A deputada Socorro Pimentel (PTB) cobrou ao Governo do Estado, nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa, o pagamento dos recursos destinados aos municípios para investimento na área de saúde básica.

Segundo ela, que é médica, é obrigação da Secretaria Estadual de Saúde repassar para os municípios os recursos destinados à política de fortalecimento à atenção primária, à contrapartida da farmácia, ao funcionamento do SAMU e aos hospitais de pequeno porte.

No entanto, acrescentou, desde 2014 a gestão do governador Paulo Câmara está em atraso com todos os municípios do Estado.

“Esses débitos não foram causados pela tão propalada crise econômica. Eles tiveram início num período em que sobrava dinheiro em Pernambuco, precisamente em 2015, estendendo-se depois para 2016, 2017 e 2018. O governo Paulo Câmara passou toda sua gestão devendo à saúde dos municípios. Um débito crônico. Nesses quatro anos, já são mais de 155 milhões”, afirmou a deputada que representa a região do Araripe.

Socorro Pimentel ressaltou que as atribuições dos municípios na área de saúde têm crescido constantemente, porém a chegada dos recursos não tem caminhado na mesma velocidade.

Ela pediu ainda ao governador que dê prioridade às cidades de Bodocó, Surubim, Triunfo e Jataúba, “que estão sofrendo com os estragos causados pelas chuvas”.

“Agora, mais que nunca, esses municípios clamam pela chegada desses recursos para prestar assistência às suas populações. Esperamos que o governador, ao menos nesse momento de tanta tristeza, quando várias famílias perderam todos os seus pertences, dê prioridade a esses municípios e regularize essa situação”, concluiu

Nenhum comentário: